Logo icon

Será que eu tenho endometriose? Sinais de que você pode ter e não foi diagnosticada

CN

Brenda Brisa

-

06 maio, 2024

Será que eu tenho endometriose? Sinais de que você pode ter e não foi diagnosticada

Você já ouviu falar sobre endometriose, mas talvez não saiba ao certo o que é ou se você pode estar sofrendo com essa condição. Muitas mulheres com endometriose podem não ser diagnosticadas por anos devido à natureza dos sintomas.

Se você está lendo até aqui, provavelmente tem suas suspeitas e eu quero te ajudar a identificar possíveis sinais da doença.

Costumamos dizer que a endometriose é a doença dos 6D’S:

1- Dores pélvicas intensas: Se você experimenta dores pélvicas crônicas, especialmente durante a menstruação, é um sinal de alerta para a endometriose. Essas dores podem ser descritas como uma dor aguda, cólicas intensas ou uma sensação de pressão na região pélvica.

2- Dismenorreia: Enquanto a maioria das mulheres experimenta cólicas menstruais leves a moderadas, aquelas com endometriose muitas vezes sofrem com cólicas menstruais incapacitantes que interferem em suas atividades diárias.

3- Dispareunia: A endometriose pode causar dor durante ou após a relação sexual, conhecida como dispareunia. Isso ocorre devido à presença de tecido endometrial fora do útero, que pode irritar os órgãos circundantes durante o sexo.

4 e 5- Disúria e disquezia: Mulheres com endometriose podem sentir dor ao urinar ou defecar, especialmente durante o período menstrual, devido à presença de tecido endometrial crescendo em áreas próximas à bexiga ou ao intestino.

6- Dificuldade para engravidar: A endometriose é uma das principais causas de infertilidade em mulheres. Se você está lutando para engravidar e também experimenta outros sintomas de endometriose, é importante conversar com seu médico sobre a possibilidade de diagnóstico e tratamento.

Se você reconhece esses sinais em sua própria experiência, é fundamental buscar orientação médica. Um diagnóstico preciso de endometriose pode exigir uma combinação de exames físicos, ultrassonografia, ressonância magnética e, em alguns casos, laparoscopia, um procedimento cirúrgico minimamente invasivo. Lembre-se, quanto mais cedo a endometriose for diagnosticada, mais cedo você pode começar a receber o tratamento adequado para aliviar seus sintomas e melhorar sua qualidade de vida.

WhatsApp icon